Aprovada a Zona Especial de Interesse Social Ponte Grande

Os vereadores de Lages aprovaram o projeto de lei complementar 030/2017, proposto pelo Poder Executivo Municipal, que institui a Zona Especial de Interesse Social (Zeis) Ponte Grande, em uma área de 71.325,93m² no bairro da Várzea e que abriga o Conjunto Habitacional Ponte Grande.

As Zonas de Interesse Social (Zeis) são unidades territoriais destinadas, prioritariamente, à recuperação urbanística, à regularização fundiária e à produção de habitações de interesse social, retirando a população de áreas vulneráveis e de risco, promover o assentamento e a regularização de famílias em áreas sustentáveis.

Em virtude do atendimento de demandas sociais e urbanas, o poder público municipal está realocando 200 famílias em situação de vulnerabilidade no bairro Ferrovia para este novo assentamento, que estará interligado ao maior complexo de esgotamento sanitário em desenvolvimento no município (Sistema Ponte Grande).

“Com estas medidas de planejamento e gestão integrada, acreditamos que o Poder Público Municipal possa minimizar as carências sociais e urbanas, promover ações prioritárias de regularização fundiária garantindo a segurança jurídica da posse e melhorando as condições de habitabilidade e de infraestrutura aos moradores dessas áreas”, destaca a justificativa do prefeito Antonio Ceron (PSD).

Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho, via Prefeitura de Lages / Nilton Wolff (Câmara de Lages)

Everton Gregório - Jornalista

CPI ouve testemunhas nesta semana

As oitivas serão abertas e acontecem nesta quarta (13) e quinta-feira (14), a partir das 18h, no Plenário Nereu Ramos do Poder Legislativo