Aplausos ao Batalhão Ferroviário de Lages

O Poder Legislativo Lageano aprovou por unanimidade na sessão de segunda-feira (9) a moção 059/2018, de autoria do vereador João Chagas (PSC), que aplaude os excelentes serviços prestados pelo 1º Batalhão Ferroviário de Lages. Neste ano, o órgão comemora 163 anos de criação.

Para homenagear os militares, será enviado em nome da Câmara de Lages a moção de congratulações ao comandante do batalhão, tenente-coronel do Exército BrasileiroCleber Machado Arruda. “Em nome de todos os vereadores, manifesto o reconhecimento pelos trabalhos e parceria montados em nosso município”, parabenizou Chagas.

Breve histórico do 1º Batalhão Ferroviário

Considerada uma das mais antigas e tradicionais unidades militares do Brasil, sua primeira sede foi a cidade de Cachoeira do Sul/RS, tendo mudado diversas vezes ao longo de sua história. Em 1º de março de 1971 foi transferido para Lages, onde se encontra até hoje.
O 1º Batalhão Ferroviário possui um vasto acervo de obras e realizações no Sul do País. São mais de 2.000 km de ferrovias, 86 km de implantação e pavimentação de rodovias, 16 km de pontes e viadutos e quase 37 km de túneis ferroviários.
O túnel "Nr 21", construído em Roca Sales/RS, é um dos maiores da América Latina e o "Viaduto do Exército", com seus 143 metros de altura e 509 metros de comprimento, também construído pelo batalhão entre as cidades de Roca Sales/RS e Passo Fundo/RS, é o segundo mais alto do mundo e o maior do Brasil em extensão.

Fotos: Divulgação: 1º Batalhão Ferroviário e Deise Ribeiro (Câmara de Lages)

Protocolos desta Publicação:Criado em: 11/04/2018 - 17:35:26 por: Deise Ribeiro - Alterado em: 12/04/2018 - 16:49:56 por: Deise Ribeiro