100%

Implantação de programa de fisioterapia domiciliar é recomendada à Prefeitura

 
Como forma de proporcionar acesso ao serviço domiciliar em fisioterapia aos pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção temporária ou definitiva, a Câmara de Lages aprovou na segunda-feira (23) a moção legislativa 286/2017, que recomenda à Prefeitura a implantação do Programa de Atenção Fisioterapêutica Domiciliar. A sugestão será encaminhada ao prefeito Antonio Ceron (PSD).

Autor da matéria, o vereador Lucas Neves (PP) explica que a proposição surgiu após algumas visitas nos bairros onde constatou-se a necessidade desse serviço à comunidade. “A atenção domiciliar visa proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina familiar, evitando deslocamentos e hospitalizações desnecessárias, diminuindo assim os riscos de contaminações e infecções, principalmente em pessoas submetidas a cirurgia. Além de estar no aconchego do lar, o tratamento torna-se humanizado e personalizado”, justificou.

Lucas ainda comentou que apesar do trabalho do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), onde os profissionais orientam a família sobre alguns procedimentos que devem ser feitos com o paciente em casa, as sessões, de fato, são realizadas no Centro Especializado em Recuperação (CER) ou em clínicas particulares conveniadas ao SUS, dependendo assim do deslocamento do paciente. “O tratamento fisioterapêutico domiciliar proporciona ao paciente, comodidade, praticidade, bem-estar, economia de tempo e recursos financeiros, resultando na celeridade da recuperação”, destaca.

O vereador Mauricio Batalha Machado (PPS) colaborou com a matéria ressaltando que já existe um programa do governo federal intitulado Melhor em Casa. “Em 2013 o município estava aderindo a esse programa que dispõe de equipes multidisciplinares, inclusive fisioterapeutas, que prestam atendimento domiciliar a pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde. Sugiro que seja visto junto à Secretaria da Saúde como está a adesão ao Melhor em Casa,” recomendou.

Fotos: Divulgação: Fisioteraloucos e Nilton Wolff (Câmara de Lages)   


Deise Ribeiro - Jornalista  
Assessoria de Imprensa - camaralages@camaralages.sc.gov.br   
(49) 3251-5416 
 

Galeria de Fotos

Câmara incentiva a participação social na revisão do Plano Diretor de Lages
Câmara incentiva a participação social na revisão do Plano Diretor de Lages

“Essa é a primeira vez que a Câmara aborda esse assunto dessa maneira. Incentivando o processo da participação popular na revisão do documento, onde os habitantes da cidade podem exercer o direito de serem ouvidos e atendidos nas demandas pertinentes. Isso demonstra a responsabilidade, a seriedade e o compromisso dos vereadores com toda a comunidade lageana”, disse o proponente do seminário, vereador Amarildo.

Pedido por rotatória no acesso a Pedras Brancas
Pedido por rotatória no acesso a Pedras Brancas

Vereador destaca que a implantação da rotatória salvaguarda um fluxo seguro aos usuários que utilizam a SC-114, incrementa o desenvolvimento econômico, com o escoamento da produção rural, e ainda potencializa o turismo do local.

Legislativo Lageano em prol da saúde do pequeno Miguel
Legislativo Lageano em prol da saúde do pequeno Miguel

As pessoas interessadas em ajudar, podem entrar em contato diretamente com a mãe, Cristina, pelo telefone 49 98882-1760. Além disso, a família mantém uma “vaquinha” online na internet onde qualquer um pode contribuir financeiramente. Acesse no seguinte link.

Legislativo promove palestras de educação fiscal a estudantes de Lages
Legislativo promove palestras de educação fiscal a estudantes de Lages

Alunos participaram de palestras sobre educação fiscal, a função social do tributo e o quão importante é que cada cidadão cobre a emissão das notas fiscais nas compras do dia-a-dia para que os tributos possam reverter em benfeitorias à sociedade e ainda coibir a prática da sonegação fiscal