100%

Solenidade da Câmara reverencia os 500 anos da Reforma Luterana

No dia 31 de outubro de 1517, o padre e teólogo Martinho Lutero afixava na porta da Igreja de Wittemberg, na Alemanha, 95 teses que recriminavam a deturpação do evangelho, a corrupção, o enriquecimento ilícito e chamavam o cristão ao arrependimento, à livre interpretação da Bíblia e à fé na justiça, na graça e na misericórdia divina. Tal ato promoveu mudanças significativas não somente na religião como no modo de pensar e agir da população.

Cinco séculos depois, as consequências da Reforma Protestante promovida por Lutero reverberam em todo o mundo e a Câmara de Lages deu vazão a este momento com a proposição de uma sessão solene sobre este importante marco histórico. A solenidade, proposta pelo vereador Jean Pierre Ezequiel (PSD), reuniu membros da comunidade luterana e autoridades do município na noite de 25 de outubro.

“Lutero diz que o pecador é salvo mediante a fé, sem precisar pagar por isso. Possibilitou o direito de cada cristão ler e interpretar a Bíblia em nome da verdade, na língua do povo e não em latim, incentivando ainda a criação de escolas para que todos pudessem ler e interpretar a bíblia. Também na composição de hinos com melodias contemporâneas para que todos pudessem louvar a Deus e perceber que ninguém é perfeito na tomada de decisões, mas que Deus concede o perdão para todos que se arrependem”, disse em sua fala o vereador Jean.

Ele também apresentou a lei municipal 4225/2017, que institui em 31 de outubro o Dia Municipal da Reforma Protestante, e destacou importantes contribuições motivadas pelas comunidades luteranas como a fundação de universidades que estão entre as melhores do mundo como Harvard, Oxford e Princeton, a construção da primeira escola primária da Europa, entre inúmeros cientistas que contribuíram para o avanço da ciência moderna.
 
Um Deus de amor ao invés de um senhor implacável
 
Pastor da Comunidade Evangélica Luterana, localizada no bairro Triângulo, Rafael Wilske trouxe para a atualidade algumas das reflexões de Lutero. “Se tivesse a oportunidade de falar em nome da Educação, Lutero diria: ‘pais, parem de terceirizar a educação dos seus filhos’. Os alunos precisam saber o que é respeito, valorizar o professor, gratidão, respeitar o colega. Se pudesse falar em política, ele diria algo bem simples: ‘Nós todos somos políticos’, pólis, cidade, somos todos responsáveis pela nossa cidade, por aquilo que desejamos”, explanou Wilske.

Em nome da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana, do Conta Dinheiro, o pastor Marcos Henrique Fries, falou sobre a trajetória de Lutero.“Ele foi ensinado a temer a Deus, não no sentido de respeitar, mas ter medo. Via Deus como um juiz implacável, um senhor sentado no trono, em suas mãos uma espada e dos olhos saiam raios que puniam os pecadores”, conta. Em seguida, Lutero teria abandonado a faculdade de Direito e se refugiado em um mosteiro na expectativa de não ser punido pelos pecados. Ele teve acesso à Bíblia, a qual leu com fervor, na ânsia de conhecer mais a Deus.

“Neste estudo, ele descobre que o Deus apresentado a ele não era o Deus bíblico. Ao invés de punição, a resposta que Deus deu ao pecado do homem foi Jesus Cristo, que assume os pecados dos homens como se fossem dele. Neste momento Lutero sentiu a maior libertação da sua vida, que Deus é amor, que aquele que crê e tem fé na obra de Jesus é salvo de graça. (...) Descobriu na palavra de que é amado por Deus e em 1517 compartilha com o mundo a sua liberdade. Uma descoberta que hoje estamos reverenciando. Louvamos a Jesus, mas agradecemos a Lutero por esta descoberta”, finalizou o pastor.

Representante do Poder Executivo na ocasião, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mario Hoeller de Souza (Marião) disse que todos devem se inspirar em Lutero para a promoção das reformas que a sociedade necessita para se aprimorar. “Precisamos de mais uma reforma, que não é o governo que tem que fazer, mas nós, dentro das nossas casas, nas ruas, na sociedade que fazemos parte, sendo cidadão, político ou não, porque senão vamos perder o rumo como acontecia há 500 anos”.

A cerimônia foi abrilhantada por apresentações do Coral Martin Luther e houve trocas de gentilezas entre a Câmara e a comunidade luterana, com diplomas de mérito, placas comemorativas, livros e uma Bíblia com o estudo da Reforma. “Momentos como este nos fazem refletir sobre a nossa existência. Me senti muito forte, ouvindo a palavra e a história de Lutero. A gente aprende todo dia e esta Casa tem a obrigação de estar de portas abertas a todos, pois quem sai ganhando somos todos nós, a comunidade lageana”, comentou a presidente Aida Hoffer (PSD).


Fotos: Deise Ribeiro (Câmara de Lages)
 
Everton Gregório - Jornalista 
Assessoria de Imprensa - camaralages@camaralages.sc.gov.br   
(49) 3251-5416
Protocolos desta Publicação:Criado em: 26/10/2017 - 21:16:06 por: Deise Ribeiro - Alterado em: 26/10/2017 - 21:16:06 por: Deise Ribeiro

Galeria de Fotos

Palestra sobre condutas vedadas no período eleitoral abre o Seminário Municipal de Agentes Públicos e Políticos
Palestra sobre condutas vedadas no período eleitoral abre o Seminário Municipal de Agentes Públicos e Políticos

Ao longo do dia ainda estão programadas as palestras que abordaram os seguintes temas: cerimonial e protocolo públicos, inovação na gestão de serviços públicos, princípios de governança e qualidade do gasto público associados à redução de vulnerabilidade. As palestras são abertas ao público e as inscrições podem ser realizadas na entrada do seminário

Câmara de Lages presta homenagens às quatro décadas do Cedup
Câmara de Lages presta homenagens às quatro décadas do Cedup

Os 40 anos de existência do Centro de Educação Profissional Renato Ramos da Silva foram reverenciados em uma sessão solene do Poder Legislativo Lageano realizada nesta quarta-feira (9), em um ginásio de esportes cheio de antigos e atuais servidores e diretores, alunos e familiares.

Bethel 16 Lages é homenageado na Câmara de Vereadores
Bethel 16 Lages é homenageado na Câmara de Vereadores

Além do crescimento espiritual e moral, tanto individual como coletivo, as meninas do Bethel são estimuladas a realizarem atividades filantrópicas como campanhas de arrecadação de material escolar, de produtos de limpeza, de higiene, de alimentos não-perecíveis, a promoverem festas como as de Páscoa e Natal às crianças menos favorecidas, entre outras.

Revisão do Plano Diretor de Lages chega a sua fase final
Revisão do Plano Diretor de Lages chega a sua fase final

A conclusão das reuniões públicas vai desencadear o início de outro processo dentro do Legislativo. Será aberta aos vereadores a possibilidade de apresentação de emendas ao referido projeto, o qual já está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e não tem prazo determinado para leva-lo à votação plenária