Poder Legislativo reverencia os 50 anos da CDL Lages

O cinquentenário de fundação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em Lages foi celebrado em uma sessão solene do Poder Legislativo Lageano nesta quarta-feira (18). A cerimônia foi proposta de maneira conjunta pelos vereadores e contou com a presença do prefeito Antonio Ceron (PSD), membros da direção, colaboradores e antigos dirigentes da CDL, representantes do comércio local e convidados.

Em nome dos demais vereadores, Mauricio Batalha Machado (PPS) – ele próprio oriundo de uma família com raízes no comércio – disse que uma data como esta não passaria despercebida pelo poder que representa a população lageana, ressaltando desta maneira a importância da CDL na construção e desenvolvimento das últimas cinco décadas de Lages.

Recentemente, a CDL teve participação importantíssima na elaboração do novo Plano Diretor e, historicamente, em assuntos que são importantes para a população. (...) Sabemos das suas dificuldades, das batalhas que enfrentam dia-a-dia, mas são vocês geram emprego e renda na cidade, sem um comércio a população não teria o alimento, o vestuário, o calçado, então este oficio merece ser sempre valorizado”, comentou o parlamentar.

CDL: presença decisiva em diversas áreas do desenvolvimento de Lages

Presidente em exercício da entidade, Marcos Tortelli Filho citou várias atividades promovidas pela CDL que movimentam a cidade. Também destacou a participação em projetos como as revitalizações do Centro e do Mercado Público, na construção do Parque Tecnológico Órion e no Observatório Social, e como voz ativa da sociedade civil em mais de 20 conselhos municipal em diferentes vertentes como o planejamento urbano, trânsito, educação, tecnologia e inovação, meio ambiente, entre outros.

“Todos estes resultados são motivos de orgulho, a soma de nossa história e fruto do trabalho de nossos 27 ex-presidentes e diretorias. Nossos mais de 1.200 associados são a nossa maior razão de existir, motivadores de uma ação econômica e social para melhorar o nosso entorno, não só no discurso, mas nas ações empreendedoras para executar projetos que trazem o desenvolvimento para Lages e região”, discursou Tortelli, recebedor de uma placa comemorativa da Câmara em alusão ao cinquentenário da CDL. Além dele, o diretor-executivo da entidade, Jhonathan Roberto da Silva, recebeu um diploma meritório pelos 21 anos de trabalho na CDL, do qual passou pelos mais variados cargos.

Também um ex-presidente da CDL, o prefeito Antonio Ceron cumprimentou a Câmara pela homenagem. “Este é o poder mais democrático da nossa república e aqui se concentra a pluralidade de ideias e desejos de nossa população. A CDL tem muito a ver com tudo isso, a participação, conversa e interação nas nossas causas e o comércio de Lages tem uma representação muito maior em nossa cidade do que nas outras de mesmo porte”, apontou o chefe do Executivo municipal, que deixou ainda uma mensagem otimismo para os dias vindouros da Princesa da Serra.

Mais sobre os 50 anos de história da CDL Lages

Fundada em 25 de junho de 1968, a entidade então denominada como Clube de Diretores Lojistas realizou sua primeira reunião oficial com empresários do comércio. O encontro aconteceu nas dependências do Restaurante Napoli, anexo ao Hotel Danúbio, no centro da cidade.

Seus primeiros associados foram empresários do comércio, sendo a primeira diretoria constituída por Ambrósio Acari Pacheco (presidente – in memoriam); Harry Annuseck (vice-presidente); Domingos Mondadori (diretor-tesoureiro); Jarbas Burger Castro (diretor-secretário); Ricardo Morel (diretor de Relações Públicas); Sélio Melim (diretor de Relações Sociais – in memoriam); e Ricardo Berndsen (diretor de SPC).

Em 19 de julho do respectivo ano foi deliberada e aprovada pela Assembleia Geral Extraordinária, na sede da Associação Comercial de Lages (ACL), a eleição e a primeira diretoria do Serviço de Proteção ao Crédito de Lages (SPC). Os primeiros empresários a compor esta diretoria foram Selio Melim (presidente), Lino Baggio (1° secretário), Domingos Mondadori (1°tesoureiro), Antônio Araldi e Ulisses Ribas (diretores-adjuntos).

Muitas pessoas ajudaram a construir a história da entidade ao longo destes 50 anos. O nome passou em 1994 a ser Câmara de Dirigentes Lojistas e o objetivo que, até então, era mais social passou a ser de prestação de serviços e oferta de produtos aos associados, aquisição e inauguração da nova sede, inúmeros projetos sociais, campanhas de incentivo ao comércio e movimentação econômica da cidade, ações de comunicação em busca de uma maior aproximação com o associado, criação de núcleos regionais e câmaras setoriais, entre outros.

Em comemoração aos 50 anos da CDL a entidade realiza neste dia 23 de junho um jantar/baile de confraternização para os associados, homenagens aos ex-presidentes e a apresentação  da edição especial da CDL em Revista.

Fotos: Aline Coldebella Sommavilla (Câmara de Lages)

Everton Gregório - Jornalista
Protocolos desta Publicação:Criado em: 20/07/2018 - 20:22:16 por: Éverton Gregório - Alterado em: 20/07/2018 - 20:22:16 por: Éverton Gregório

Matérias aprovadas em 8 de outubro de 2018

Foram aprovadas na sessão deliberativa de segunda-feira, 8, três matérias legislativas. Também foram deferidas as indicações entre os números 5.059 a 5.109/2018, as quais não precisam de aprovação plenária.