Prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher em pauta nesta quarta

Nesta quarta-feira (12), a partir das 19h, o Plenário Nereu Ramos da Câmara de Vereadores de Lages recebe um seminário de prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher. Viabilizada através de uma iniciativa do vereador David Moro (MDB), o evento é gratuito e aberto à participação da população, especialmente para a parcela feminina da nossa cidade.

A palestra será ministrada pela assessora do Departamento de Enfrentamento à Violência da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, Érica Paes. Além de explicações sobre como funciona o “Ligue 180”, a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, a palestrante abordará tópicos de “Como reconhecer um agressor em potencial”, “Como antecipar as ações de um agressor”, “Como utilizar a leitura corporal (postura)”, além de apresentar técnicas de defesa pessoal e dicas para que as mulheres consigam sair de situações de risco (violência doméstica, sexual, etc).

Campeã mundial e pentacampeã brasileira de jiu-jitsu, 1º lugar no ranking mundial de MMA (até 65kg) em 2004, fundadora do projeto social “Eu sei me defender”, com participações em novelas da Globo (“Malhação” em 2015 e “A Força do Querer” em 2017), Érica, inclusive, foi a preparadora física da atriz Paolla Oliveira, que viveu a policial Jeiza na novela, sendo que a personagem foi livremente inspirada na própria lutadora. Outra curiosidade é que Érica Paes é a única mulher a ter derrotado até hoje a campeã do UFC, Cris Cyborg, em luta realizada em 2005.

“Meu trabalho é passar uma ferramenta para que essas mulheres tenham a capacidade e a chance de proteger sua integridade física, psicológica, material e a própria vida”, aponta Érica. “Nosso objetivo é levar essa parceria aos quatro cantos do Brasil. Temos que fazer com que esses números de violência diminuam em nosso país”, completa*.
Conheça a página do “Eu sei me defender” no Facebook.

* Com informações do Ministério do Esporte

Everton Gregório - Jornalista
Protocolos desta Publicação:Criado em: 11/09/2018 - 20:34:13 por: Éverton Gregório - Alterado em: 11/09/2018 - 20:34:13 por: Éverton Gregório

Resumo da sessão deliberativa - 29-10-2018

Na reunião os vereadores votaram e aprovaram dois pedidos de informação, duas moções legislativas e três requerimentos. Também foram deferidas as indicações entre os números 5.372 a 5334/2018

Matérias aprovadas na sessão - 23 de outubro

Os vereadores aprovaram na sessão deliberativa de terça, oito matérias, sendo dois pedidos de informação, quatro moções legislativas e dois requerimentos. Também foram deferidas as indicações entre os números 5.313 a 5371/2018, juntamente com uma moção simples.

Resumo da sessão deliberativa - 22 de outubro de 2018

Reunidos no Plenário Nereu Ramos os vereadores apreciaram e votaram 14 matérias, sendo onze moções legislativas, dois pedidos de informação e um requerimento. Também foram deferidas as indicações entre os números 5.244 a 5.312/2018, as quais não necessitam de aprovação plenária.

Remissão do IPTU em discussão esta noite na Câmara

A reunião acontece às 20h, no Plenário Nereu Ramos, localizado na sede da Câmara de Vereadores, na rua Otacílio Vieira da Costa. A sessão é aberta ao público e os interessados podem manifestar na reunião mediante inscrição até o horário de início dos trabalhos.