100%

Estação de tratamento de esgoto do Complexo Araucária está quase pronta

Na manhã desta terça-feira (25), cinco vereadores de Lages estiveram acompanhando as obras de saneamento do Complexo Araucária, localizada na região sul da cidade. O presidente do Legislativo Lageano, Luiz Marin (Progressistas), Aida Hoffer (PSD), Felício Martins (MDB), João Chagas (PSC) e Pedro Figueredo (PSD) atenderam ao convite do secretário de Águas e Saneamento, Jurandi Agosti, para conhecerem esta nova estrutura pública.

O Complexo Araucária é uma obra de saneamento básico incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 do Governo Federal. São mais de 38 mil metros de redes coletoras de esgoto destinadas à Estação de Tratamento Araucária, que está pronta e operando em fase de testes. Cinco das seis elevatórias das redes de esgoto já estão funcionando e se destinarão ao tratamento de cerca de 3.500 ligações domiciliares. O sistema deverá ter pleno funcionamento em 2019.

A referida estação de tratamento foi projetada para atender oito bairros da região Sul de Lages (Araucária, Bela Vista, Novo Milênio, Promorar, Santa Catarina, Santa Clara, Santo Antônio e São Luiz, mais o Presídio Masculino) com previsão para absorver o crescimento do local. O investimento total é de mais de R$ 24 milhões, a fundo perdido, mas com uma contrapartida da Semasa de 3,6% do valor da obra, percentual esse que pode chegar a 5% do total.
 
“Este é mais um sonho que iniciou em 2011 e agora, graças a Deus e a boa vontade de todos do poder público, estamos quase inaugurando essa obra, que vai trazer um benefício fantástico aos bairros onde será coletado o esgoto sanitário. (...) Cada real investido em esgotamento sanitário você ganha R$ 5 em saúde, algo que é tanto falado e que a população necessita” – Luiz Marin (Progressistas)
 
“Tudo que é feito embaixo da terra, que não se vê, não se dá o devido valor, mas é importante ressaltar isso porque beneficia milhares de residências” – Aida Hoffer (PSD).
 
“A gente fica feliz porque quando tinha obras, transtornos, buracos, falavam que era culpa do vereador Felício, mas agora vemos isso sendo resolvido” – Felício Martins (MDB).
 
“Para nós é um orgulho representar a cidade e ter esta essa rede de esgoto em todos esses bairros” – Pedro Figueredo (PSD).
 
“Vai ser um grande avanço para despoluir o rio e tratar o esgoto, que é um dos principais problemas da cidade. Com o Complexo Araucária completo, vamos aumentar em mais 25 ou 30% do esgoto tratado na cidade, chegando a 50% de toda Lages” – Jurandi Agostini, secretário de Águas e Saneamento de Lages (Semasa).


Texto e fotos:

Everton Gregório - Jornalista  
Assessoria de Imprensa - camaralages@camaralages.sc.gov.br   
(49) 3251-5416 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 25/09/2018 - 19:30:08 por: Éverton Gregório - Alterado em: 26/09/2018 - 13:35:41 por: Éverton Gregório

Notícias

Vereadores de Lages apresentam 50 emendas ao Orçamento 2019
Vereadores de Lages apresentam 50 emendas ao Orçamento 2019

Emendas são sugestões da destinação de recursos do Orçamento para diversas áreas como a pavimentação de ruas, ampliação e reformas de unidades de saúde e de ensino, capacitação de professores e profissionais da saúde, recursos ao esporte, habitação, assistência social, saneamento básico, turismo, entre outros

Hospital Tereza Ramos é celebrado em seus 75 anos
Hospital Tereza Ramos é celebrado em seus 75 anos

O Hospital Tereza Ramos de Lages completa nesta quarta-feira 75 anos de atividades. Como forma de reverenciar a história desta unidade hospitalar, a Câmara Municipal de Vereadores promoveu uma sessão solene de homenagem

Projeto Pet Feliz é reverenciado no Legislativo Municipal
Projeto Pet Feliz é reverenciado no Legislativo Municipal

A solenidade reconheceu e valorizou a ação dos envolvidos pela arrecadação de 235 quilos de tampas de garrafas plásticas, cujo valor foi revertido para custear a alimentação, remédio, desverminante, ração e castração para cães e gatos abandonados

Coordenadores do Proerd recebem certificados especiais da Câmara
Coordenadores do Proerd recebem certificados especiais da Câmara

Os policiais militares responsáveis pela execução do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) receberam certificados de Homenagem Especial pelas ações desenvolvidas nas escolas de Lages e também pela passagem dos 20 anos de instituição do programa

Resumo da Sessão - 11 de dezembro de 2018
Resumo da Sessão - 11 de dezembro de 2018

Na última reunião deliberativa realizada na Câmara Municipal em 2018 foram votadas e aprovadas sete matérias. Também foram deferidas as indicações entre os números 7.329 a 7.548/2018.