Estação de tratamento de esgoto do Complexo Araucária está quase pronta

Na manhã desta terça-feira (25), cinco vereadores de Lages estiveram acompanhando as obras de saneamento do Complexo Araucária, localizada na região sul da cidade. O presidente do Legislativo Lageano, Luiz Marin (Progressistas), Aida Hoffer (PSD), Felício Martins (MDB), João Chagas (PSC) e Pedro Figueredo (PSD) atenderam ao convite do secretário de Águas e Saneamento, Jurandi Agosti, para conhecerem esta nova estrutura pública.

O Complexo Araucária é uma obra de saneamento básico incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 do Governo Federal. São mais de 38 mil metros de redes coletoras de esgoto destinadas à Estação de Tratamento Araucária, que está pronta e operando em fase de testes. Cinco das seis elevatórias das redes de esgoto já estão funcionando e se destinarão ao tratamento de cerca de 3.500 ligações domiciliares. O sistema deverá ter pleno funcionamento em 2019.

A referida estação de tratamento foi projetada para atender oito bairros da região Sul de Lages (Araucária, Bela Vista, Novo Milênio, Promorar, Santa Catarina, Santa Clara, Santo Antônio e São Luiz, mais o Presídio Masculino) com previsão para absorver o crescimento do local. O investimento total é de mais de R$ 24 milhões, a fundo perdido, mas com uma contrapartida da Semasa de 3,6% do valor da obra, percentual esse que pode chegar a 5% do total.

“Este é mais um sonho que iniciou em 2011 e agora, graças a Deus e a boa vontade de todos do poder público, estamos quase inaugurando essa obra, que vai trazer um benefício fantástico aos bairros onde será coletado o esgoto sanitário. (...) Cada real investido em esgotamento sanitário você ganha R$ 5 em saúde, algo que é tanto falado e que a população necessita” – Luiz Marin (Progressistas)

“Tudo que é feito embaixo da terra, que não se vê, não se dá o devido valor, mas é importante ressaltar isso porque beneficia milhares de residências” – Aida Hoffer (PSD).

“A gente fica feliz porque quando tinha obras, transtornos, buracos, falavam que era culpa do vereador Felício, mas agora vemos isso sendo resolvido” – Felício Martins (MDB).

“Para nós é um orgulho representar a cidade e ter esta essa rede de esgoto em todos esses bairros” – Pedro Figueredo (PSD).

“Vai ser um grande avanço para despoluir o rio e tratar o esgoto, que é um dos principais problemas da cidade. Com o Complexo Araucária completo, vamos aumentar em mais 25 ou 30% do esgoto tratado na cidade, chegando a 50% de toda Lages” – Jurandi Agostini, secretário de Águas e Saneamento de Lages (Semasa).

Texto e fotos:

Everton Gregório - Jornalista
Protocolos desta Publicação:Criado em: 25/09/2018 - 19:30:08 por: Éverton Gregório - Alterado em: 26/09/2018 - 13:35:41 por: Éverton Gregório

Resumo da Sessão 18-03-2019

Os vereadores aprovaram 14 matérias pela Ordem do Dia, sendo seis moções legislativas, quatro pedidos de informação, três requerimentos e um projeto de lei. Também foram encaminhadas ao Poder Executivo Municipal as indicações entre os números 1.227 e 1.372/2019, com várias solicitações para problemas pontuais das comunidades de Lages.