100%

Resumo da sessão deliberativa - 5 de novembro de 2018

No dia 5 de novembro, a Câmara Municipal realizou a 71ª reunião de 2018. No expediente do dia foram votadas e aprovadas seis matérias, sendo dois pedidos de informação, duas moções legislativas e dois requerimentos. Também foram deferidas as indicações entre os números 5.521 a 5.632/2018, as quais não precisam de aprovação plenária. Confira abaixo mais detalhes dos temas deliberados no Plenário Nereu Ramos:

 
Pedidos de Informação:
 
Perguntas sobre o andamento das obras da Unidade de Ponto Atendimento
 
O pedido de informação 226/2018 indaga à Prefeitura de Lages sobre as obras da Unidade de Ponto Atendimento (UPA), localizada no bairro São Cristóvão. No documento legislativo, o vereador Lucas Neves (Progressistas) questiona qual a previsão de conclusão das obras da UPA e se existe um cronograma para o início da operacionalização efetiva dos serviços. As perguntas serão enviadas ao prefeito Antonio Ceron (PSD), que terá até 30 dias para responder.

 
Possível alteração na data de pagamento dos servidores municipais gera matéria legislativa
 
O pedido de informação 227/2018 solicita esclarecimentos sobre uma possível mudança na data de pagamento dos servidores públicos municipais. Autor da matéria, o vereador David Moro (MDB) alega ter recebido informações sobre uma alteração na data de pagamento dos vencimentos.
Por esta razão, pergunta se o fato é procedente e, em caso de positiva resposta, indaga para qual data será transferido este pagamento e a partir de que mês está prevista a mudança. Os questionamentos serão enviados ao prefeito Antonio Ceron (PSD), que terá até um mês para responder.


Moções Legislativas:
 
Convênio para disponibilização de ala psiquiátrica é proposto em matéria legislativa
 
A moção legislativa 259/2018 recomenda que se estabeleça convênio entre os governos estadual e municipal para a disponibilização de uma ala psiquiátrica para Lages. Atualmente, os pacientes que precisam desse tipo de internamento precisam ser encaminhados para Santa Cecília ou Florianópolis, cidades que oferecem os tratamentos, pois há mais de um ano fechou definitivamente a ala psiquiátrica São Luiz, do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, que oferecia os atendimentos.

A proposta, de autoria do vereador Pedro Figueredo (PSD), tem por objetivo melhorar a qualidade de vida e o atendimento na área da saúde à população que sofre de transtornos mentais, bem como dependência química do álcool e drogas. O documento será enviado para análise do governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) e do prefeito Antonio Ceron (PSD), bem como aos secretários estadual e municipal da Saúde, Acélio Casagrande e Odila Waldrich.
 
Câmara reivindica o fornecimento de refeições para pacientes oncológicos e seus acompanhantes
 
Enfrentar o câncer é uma batalha e tanto, ainda mais quando o tratamento é realizado fora do domicílio. Em Lages, centenas de pessoas fazem tratamentos diários de quimioterapia e radioterapia no Hospital Tereza Ramos, referência nos serviços de oncologia. Por esta razão, a moção legislativa 260/2018 solicita ao governo estadual que sejam fornecidas alimentações para o paciente que faz o tratamento oncológico ambulatorial, bem como ao seu acompanhante.

Proponente da matéria, o vereador João Chagas (PSC) ressalta a necessidade do fornecimento destas refeições completas, pois muitas pessoas não possuem condições de custear os alimentos e acabam ficando apenas com o café que fica a disposição na sala de espera do hospital. A reivindicação será enviada para o governador Eduardo Pinho Moreira (MDB).
 

Requerimentos:
 
Proposta de criação de comissão para acompanhamento da nova ala do Tereza Ramos
 
O requerimento 179/2018 sugere a criação de uma Comissão Temporária, nos termos dos artigos 10, 28 e 76 do Regimento Interno da Câmara de Vereadores do Município de Lages, para acompanhar a evolução da construção da nova torre do Hospital e Maternidade Tereza Ramos, bem como o início de sua operacionalização de suas atividades. O documento, de autoria do vereador Lucas Neves (Progressistas), segue para análise da Mesa Diretora da Câmara.
 
Instalação de torre de telefonia móvel para o distrito de Santa Teresinha do Salto é reivindicada
 
O requerimento 181/2018 está reivindicando estudo de viabilidade para instalação de uma torre de telefonia móvel no distrito de Santa Terezinha do Salto. Proponente da matéria, o vereador Luiz Marin (Progressistas) justifica a solicitação devido ao número crescente de habitantes naquela localidade, os quais se encontram desassistidos desse serviço, além dos turistas que frequentam o Salto Caveiras. A reivindicação será enviada aos responsáveis pelas operadoras de telefonia celular em Lages.


Texto e fotos:

Deise Ribeiro - Jornalista  
Assessoria de Imprensa - camaralages@camaralages.sc.gov.br   
(49) 3251-5416 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 06/11/2018 - 17:13:48 por: Deise Ribeiro - Alterado em: 07/11/2018 - 18:38:59 por: Éverton Gregório

Notícias

Vereadores de Lages apresentam 50 emendas ao Orçamento 2019
Vereadores de Lages apresentam 50 emendas ao Orçamento 2019

Emendas são sugestões da destinação de recursos do Orçamento para diversas áreas como a pavimentação de ruas, ampliação e reformas de unidades de saúde e de ensino, capacitação de professores e profissionais da saúde, recursos ao esporte, habitação, assistência social, saneamento básico, turismo, entre outros

Hospital Tereza Ramos é celebrado em seus 75 anos
Hospital Tereza Ramos é celebrado em seus 75 anos

O Hospital Tereza Ramos de Lages completa nesta quarta-feira 75 anos de atividades. Como forma de reverenciar a história desta unidade hospitalar, a Câmara Municipal de Vereadores promoveu uma sessão solene de homenagem

Projeto Pet Feliz é reverenciado no Legislativo Municipal
Projeto Pet Feliz é reverenciado no Legislativo Municipal

A solenidade reconheceu e valorizou a ação dos envolvidos pela arrecadação de 235 quilos de tampas de garrafas plásticas, cujo valor foi revertido para custear a alimentação, remédio, desverminante, ração e castração para cães e gatos abandonados

Coordenadores do Proerd recebem certificados especiais da Câmara
Coordenadores do Proerd recebem certificados especiais da Câmara

Os policiais militares responsáveis pela execução do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) receberam certificados de Homenagem Especial pelas ações desenvolvidas nas escolas de Lages e também pela passagem dos 20 anos de instituição do programa

Resumo da Sessão - 11 de dezembro de 2018
Resumo da Sessão - 11 de dezembro de 2018

Na última reunião deliberativa realizada na Câmara Municipal em 2018 foram votadas e aprovadas sete matérias. Também foram deferidas as indicações entre os números 7.329 a 7.548/2018.