100%

Hospital Tereza Ramos é celebrado em seus 75 anos

Inaugurado no dia 19 de dezembro de 1943, o Hospital Tereza Ramos de Lages completa nesta quarta-feira 75 anos de atividades. Como forma de reverenciar a história desta unidade hospitalar, a Câmara Municipal de Vereadores promoveu uma sessão solene de homenagem realizada na última sexta-feira (dia 14).

A cerimônia de reverências foi proposta no Legislativo pelo vereador Mauricio Batalha Machado (PPS) e aprovada por unanimidade entre os pares. Em sua fala, fez questão de mencionar a vereadora Aida Hoffer (PSD), que sugeriu a homenagem por conta da importante data celebrada pelo HTR.

Mauricio Batalha externou sua própria relação pessoal para com a unidade hospitalar, do fato de ter ali nascido, bem como aos seus filhos. O laço foi reforçado pela sua atuação na Saúde em Lages e no Governo do Estado, ao lado de seus “mentores”: a deputada Carmen Zanotto e o deputado Fernando Coruja. Ele agradeceu a todos os servidores que atuaram no HTR e aos que continuam prestando serviços à população. “A saúde é o nosso bem maior e vocês são os protetores desse nosso bem”, finalizou.
 
Cerimônia contou com homenagens a gestores que fizeram história no HTR
 
Homenageada por ser, primeiramente, técnica de enfermagem do hospital e pelas significativas colaborações como adjunta e secretária de Estado da Saúde e parlamentar federal, a deputada Carmen Zanotto recebeu a honraria com gratidão e lembranças. “Que todo o corpo pessoal que passou ou permanece no hospital se sintam homenageados, são pessoas que contribuíram para que sempre tivéssemos um hospital de qualidade. (...) Profissionais que fazem o seu trabalho com garra, com luta e dignidade”, destacou Carmen, que fez questão de ressaltar que o trabalho pelo HTR continua, dessa vez, buscando aprimorá-lo com planos de expansão e implementação tecnológica.

Gerente regional de Saúde da ADR Lages, Aloisio Piroli Silva definiu o Tereza Ramos como a “casa matter” da população lageana e serrana. Também nascido na maternidade, Piroli reverenciou o doutor Celso Anderson de Souza, a quem definiu como um gênio da Medicina e graças à habilidade do médico, ele estava vivo, pois nasceu prematuro, oriundo de uma gravidez de alto risco. Teceu elogios também à diretora do HTR, Beatriz Rodrigues Montemezzo: “Ela merece todos os louros pelo trabalho brilhante, apesar das dificuldades da área. Ela não esmorece e está deixando a sua marca no Hospital Tereza Ramos”.

Última das autoridades a se manifestar na ocasião, Beatriz Montemezzo agradeceu em nome dos servidores que atuam e por aqueles que já se aposentaram no HTR. “Existe um trabalho contínuo e árduo dentro do Hospital Tereza Ramos, muitos são atores envolvidos na prestação de uma assistência humanizada, tanto dentro das dependências, quanto fora da instituição, primando pela saúde da população do estado inteiro. Nas situações do cotidiano há um esforço enorme para sermos assertivos, não há sucesso sem erros, não há êxito sem esforços, e assim seguimos em frente. (...) Quero afirmar o compromisso de toda a equipe do hospital na busca de uma assistência de qualidade”, ressaltou a diretora.
 
Receberam honrarias da Câmara:
 
Celso Anderson de Souza
Nilson Biavatti
Célio Belizário Ramos
Acácio Ramos Arruda
Paulo Alberto Duarte
Horário Oliveira Filho
Antônio Eneo Santos
Cleber Vieira Rodrigues
Carlos Fernando Agustini
Heron Anderson de Souza
Roesnildo Pucci
Ivoni Zambam Koech
Luiz Alberto Susin
Osmar Guzatti Filho
Beatriz Bleyer Rodrigues Montemezzo
Alceu Fernandes
Celinho Rogério Ramos
Maria do Carmo de Oliveira
Laércio Dallazen
Carmen Emília Bonfá Zanotto
 
Mais sobre o HTR
 
Considerado um modelo em Santa Catarina na época de sua fundação, o Hospital Tereza Ramos se constitui em uma das mais grandiosas obras de Nereu Ramos em Lages. Ao longo de seus 75 anos de história, mais de seis milhões de atendimentos foram proporcionados à população lageana, da Serra e de toda Santa Catarina.

A estrutura do HTR ocupa hoje uma área de 16 mil metros quadrados, tendo disponível 204 leitos hospitalares à população, além de UTI adulta e neonatal, unidade de terapia de queimados, centro de diagnóstico por imagem que atendem serviços nas áreas de clínica médica, cirúrgica, ginecológica e obstétrica, berçário, unidade de queimados e oncológica, estes últimas como referência no estado.

Por ano são realizados 55 mil exames, 34 mil consultas na Unacon, 15 mil quimioterapias, mais de 11.900 internações gerais, três mil cirurgias, duas mil pessoas que passam pela radioterapia, além de cerca de quatro mil nascimentos. Para atender essa estrutura, o hospital conta com 775 servidores efetivos, 54 ACT’s, 82 terceirizados, 600 estagiários vindos de escolas técnicas e do ensino superior e ainda 24 estagiários remunerados.

Com a ampliação da nova ala do Tereza Ramos, o hospital se tornará um dos maiores e mais modernos de Santa Catarina e ganhará mais 92 leitos de internação, 29 de UTI e nove salas de cirurgias. Outros 600 servidores devem fazer parte do corpo funcional do HTR, tudo isso, para atender uma demanda de mais de 800 mil pessoas de 67 municípios catarinenses.


Fotos: Aline Coldebella Sommavilla (Câmara de Lages)

Everton Gregório - Jornalista  
Assessoria de Imprensa - camaralages@camaralages.sc.gov.br   
(49) 3251-5416 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 17/12/2018 - 21:41:30 por: Éverton Gregório - Alterado em: 18/12/2018 - 12:37:17 por: Éverton Gregório

Notícias

Resumo da Sessão: 18-06-2019
Resumo da Sessão: 18-06-2019

Na 38ª reunião deliberativa da Câmara de Lages em 2019, realizada nesta terça-feira (18), os vereadores aprovaram dez matérias na Ordem do Dia: dois projetos de lei, dois pedidos de informação e seis moções legislativas. Também encaminharam quase uma centena de indicações com diversos pedidos à Prefeitura para ruas e bairros de Lages.

Resumo da Sessão 17-06-2019
Resumo da Sessão 17-06-2019

Na sessão desta segunda (17), os vereadores de Lages aprovaram 15 matérias na Ordem do Dia, sendo um veto da Prefeitura, um projeto de lei, cinco pedidos de informação, cinco moções legislativas e três requerimentos. Também foram deliberadas quase uma centena de indicações ao Executivo Municipal, com diversos pedidos de melhorias para ruas e bairros de Lages.

Câmara homenageia os 70 anos do Internacional de Lages
Câmara homenageia os 70 anos do Internacional de Lages

Além de reforçar o amor ao time do coração dos quase 160 mil lageanos, entre tantos outros milhares espalhados mundo afora, a solenidade prestou homenagens às pessoas que deram ao Internacional à grandeza que possui. Mais de 60 pessoas foram homenageadas – entre ex-atletas, dirigentes, patronos e entusiastas do time.

Junho Vermelho visa incentivar a doação de sangue
Junho Vermelho visa incentivar a doação de sangue

Em Lages, o órgão responsável em captar as doações voluntárias é o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), que fica localizado na rua Felipe Schmidt, 33, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30, sendo aberto também no segundo sábado de cada mês, das 8h às 12h.

Resumo da sessão: 11-06-2019
Resumo da sessão: 11-06-2019

Na 36ª reunião deliberativa da Câmara de Lages em 2019, os vereadores apreciaram e aprovaram dois projetos de lei, nove moções legislativas e três requerimentos. Também encaminharam as indicações entre os números 4.414 a 4.476/219, com solicitações de melhorias para a cidade.

CPI ouve novos depoimentos nesta quarta-feira
CPI ouve novos depoimentos nesta quarta-feira

A CPI faz nova sessão pública de oitivas nesta quarta-feira (12), a partir das 9h15, no Plenário Nereu Ramos, sede do Legislativo Lageano. Serão ouvidos funcionários do setor de Almoxarifado e da Farmácia do P.A, além de enfermeiras do Hospital Tereza Ramos.

Resumo da sessão: 10-06-2019
Resumo da sessão: 10-06-2019

Durante a reunião foram votadas e aprovadas nove matérias, sendo dois projetos de lei, três pedidos de informação, uma moção legislativa e três requerimentos. Também foram deferidas as indicações entre os números 4.334 a 4.413/2019.

Ações integradas para promover o bem-estar animal em Lages
Ações integradas para promover o bem-estar animal em Lages

Na quarta reunião da Frente Parlamentar de Políticas Públicas e Defesa dos Animais foi sugestionado que as secretarias municipais de Meio Ambiente e Saúde trabalhem de forma integrada no que diz respeito às ações de proteção, defesa e bem-estar dos animais no município.