Presidente Luiz Marin faz devolutiva das ações de 2018 à frente da Câmara de Lages

“Estou muito alegre, feliz e contente, pois fechamos um ano com chave de ouro. Diante disso, quero agradecer a todos que me apoiaram, é uma coisa sem explicação e por isso que foi bem. Agradeço ao povo lageano, aos funcionários, aos senhores vereadores e a todos aqueles que nos rodearam no dia-a-dia”, assim o vereador Luiz Marin definiu a experiência de ter presidido a Casa do Povo de Lages em 2018, logo após concluir a apresentação à imprensa das ações de seu ano à frente do Legislativo Lageano. Vereador em seu terceiro mandato, esta foi a primeira vez que Marin assumiu o mais alto posto dentro do Legislativo Municipal.

Seguindo uma linha adotada pela ex-presidente Aida Hoffer (PSD), o ano foi de economia com materiais de expediente e de consumo, diárias de vereadores e servidores e com a publicidade, da qual encampou e concluiu a licitação da agência – que deve iniciar os trabalhos em 2019. Neste fim de ano, a Câmara de Lages deve devolver aos cofres públicos mais de R$ 1.300 milhão, isso que deixou de receber R$ 250 mil em três meses do ano (maio, junho e novembro, somando R$ 750 mil) devido a um acordo com a Prefeitura para manter a saúde financeira do Município.

Sobre o retorno deste valor à comunidade, o presidente Marin disse que o assunto cabe ao prefeito Antonio Ceron (PSD), já que este é o gestor primordial dos recursos da cidade e tem a incumbência de executar ações ou destinar verbas para áreas de maior necessidade. “Me pediram em uma reunião da Acil que eu destinasse recursos para várias áreas, mas eu não posso. A Câmara não pode executar nada, o que acontecia antes era um acordo com o prefeito, este sim pode prometer, nós não”, disse o presidente, ressaltando que os recursos constitucionalmente recebidos servem apenas para manter a estrutura física e pessoal, além de auxiliar nas funções legislativa, fiscalizadora e propositiva que a Câmara possui.

O ano também foi de investimentos na estrutura física do prédio da Câmara como reformas gerais, o novo sistema de votação plenária, adequações exigidas pelo Corpo de Bombeiros (cujo o Habite-se da Câmara se encontra na mesa do comandante dos bombeiros, segundo Marin), a ampliação do estacionamento e a construção da Biblioteca Renato Nunes de Oliveira, a qual vai abrigar o acervo centenário de leis e documentos legislativos da Câmara de Lages.

Biblioteca presta homenagem à “Alma Lageana”

O novo espaço do Poder Legislativo Lageano reverencia o ex-prefeito Renatinho, chefe do Executivo de Lages de 2006, quando assumiu a Prefeitura no lugar do então senador eleito Raimundo Colombo, até 2012, último ano de seu mandato – ganho pelo Partido Progressista (PP) nas eleições de 2008. Antes de ser vice-prefeito por dois mandatos (2001-2004 e 2005-2006), Renato Nunes de Oliveira foi assessor jurídico da Câmara de Vereadores de Lages por 15 anos, de fevereiro de 1985 a dezembro de 2000.

A gestão Renato Nunes de Oliveira foi marcada por diversas obras no município como a construção de três mil casas populares, reformas de escolas e construção de centros de educação infantil, de academias ao ar livre e das marginais da BR-282, asfaltamento e revitalização de ruas e avenidas como a Duque e a Ponte Grande, assim como obras de saneamento básico. Lembrado no município como a “Alma Lageana”, Renatinho faleceu no dia 26 de agosto de 2015, aos 68 anos, vítima de um câncer na medula óssea. Era casado com Juraci Valcanaia Nunes, a tia Jura, e deixou seis filhos e quatro netos.

Fotos: Deise Ribeiro (Câmara de Lages)

Everton Gregório - Jornalista
Protocolos desta Publicação:Criado em: 18/12/2018 - 13:48:04 por: Éverton Gregório - Alterado em: 18/12/2018 - 13:48:04 por: Éverton Gregório

Vereadores de Lages apresentam 50 emendas ao Orçamento 2019

Emendas são sugestões da destinação de recursos do Orçamento para diversas áreas como a pavimentação de ruas, ampliação e reformas de unidades de saúde e de ensino, capacitação de professores e profissionais da saúde, recursos ao esporte, habitação, assistência social, saneamento básico, turismo, entre outros

Hospital Tereza Ramos é celebrado em seus 75 anos

O Hospital Tereza Ramos de Lages completa nesta quarta-feira 75 anos de atividades. Como forma de reverenciar a história desta unidade hospitalar, a Câmara Municipal de Vereadores promoveu uma sessão solene de homenagem

Projeto Pet Feliz é reverenciado no Legislativo Municipal

A solenidade reconheceu e valorizou a ação dos envolvidos pela arrecadação de 235 quilos de tampas de garrafas plásticas, cujo valor foi revertido para custear a alimentação, remédio, desverminante, ração e castração para cães e gatos abandonados

Coordenadores do Proerd recebem certificados especiais da Câmara

Resumo da Sessão - 11 de dezembro de 2018

Na última reunião deliberativa realizada na Câmara Municipal em 2018 foram votadas e aprovadas sete matérias. Também foram deferidas as indicações entre os números 7.329 a 7.548/2018.