Fiscalização: vereadores acompanham trabalhos em unidades de saúde e vistoriam construção de Ceim’s

Uma das principais atribuições de um vereador é fiscalizar a situação dos aparatos públicos fornecidos à população de um município. Nesta semana, os legisladores Mauricio Batalha Machado (PPS) e Pedro Figueredo (PSD) conferiram de perto a situação de algumas unidades de saúde e as obras de dois centros de educação infantil municipal. As visitas foram nos postos de saúde dos bairros Centenário e Santa Helena e nos Ceim’s do Bela Vista/Promorar, Santa Clara e Santa Helena.

No contato com as pessoas que buscavam atendimento nas unidades, os vereadores ouviram mais elogios do que reclamações, especialmente em relação ao atendimento de médicos, enfermeiros e servidores que prestam serviços nos locais. Em relação à UBS do Centenário, os pedidos foram a colocação de bancos para a espera na área externa da unidade e de pedra-brita na entrada como forma de melhorar a acessibilidade dos usuários, pois a lama se acumula nos dias de chuva. Também houve solicitações por maior agilidade na marcação de consultas para especialidades médicas.

“Conversamos com a comunidade e tanto médicos, enfermeiros, técnicos e servidores da saúde tem prestado um belo atendimento. É isso que a gente quer: que de todas as unidades que visitamos, tenhamos essa impressão da comunidade”, comenta Mauricio. “O papel do vereador é esse, ouvir o povo, dar uma fiscalizada para que o atendimento seja cada melhor à população”, disse o vereador Pedro.

Já a situação dos centros de educação infantil municipal é mais delicada, afinal, se tratam de obras paralisadas. “As obras estão paradas e a população está cobrando, por isso vamos conversar com o prefeito. (...) Cada vez vamos fiscalizar mais as unidades de saúde e as creches porque o nosso papel é atender a comunidade, e é o que estamos fazendo”, destaca Pedro Figueredo. “Ficamos tristes porque vemos que a estrutura poderia estar atendendo as crianças das comunidades. (...) Vamos buscar nos reunir com o prefeito para que ele possa agilizar via processo licitatório e dar uma resposta à população, para que as obras sejam retomadas e entregues o quanto antes”, afirma o legislador Mauricio Batalha.

Fotos: Aline Borba (Câmara de Lages)

Everton Gregório - Jornalista
Protocolos desta Publicação:Criado em: 14/02/2019 - 13:01:15 por: Éverton Gregório - Alterado em: 14/02/2019 - 13:01:15 por: Éverton Gregório

Resumo da Sessão 19-03-2019

Na sessão desta terça, os vereadores aprovaram 13 matérias pela Ordem do Dia, sendo seis moções legislativas, quatro requerimentos e três pedidos de informação. Também foram encaminhadas ao Poder Executivo Municipal as indicações entre os números 1.373 a 1.487/2019

Resumo da Sessão 18-03-2019

Os vereadores aprovaram 14 matérias pela Ordem do Dia, sendo seis moções legislativas, quatro pedidos de informação, três requerimentos e um projeto de lei. Também foram encaminhadas ao Poder Executivo Municipal as indicações entre os números 1.227 e 1.372/2019, com várias solicitações para problemas pontuais das comunidades de Lages.