Audiência vai reforçar pedido por manutenção da Macrorregional de Saúde e da Gered em Lages

O Poder Legislativo Lageano realiza na noite desta sexta-feira (15) uma audiência pública para ouvir as diversas vozes que se levantam em Lages pela manutenção da estrutura da Macrorregional de Saúde e da Gerência Regional de Educação (Gered) no município. Proposta através do requerimento 031/2019, pelo presidente da Câmara, Vone Scheuermann (MDB), juntamente com os 15 vereadores de Lages, a reunião tem início às 19h, no Plenário Nereu Ramos.

Além de permitir um espaço para que a população se manifeste na sessão ante a prévia inscrição (até o horário de início), também foram convidados a participar o prefeito de Lages, Antonio Ceron; o presidente da Associação de Municípios da Região Serrana (Amures), Vilmar José Neckel; o presidente da União das Câmaras de Vereadores da Região Serrana (Uveres), Giovane Antunes da Luz; o presidente da Associação Empresarial de Lages (Acil), Sadi Montemezzo; o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Marcos Tortelli Filho; além de representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde e do Fórum das Entidades de Lages.

Matéria com o pedido também foi entregue ao Governo do Estado

A reunião pública é mais uma somatória de esforços proposto pela Câmara de Vereadores com o objetivo de ver fortalecida a representação de municípios da Serra e do Planalto Serrano. A moção legislativa 029/2019, proposta pelo presidente Vone, em conjunto com demais legisladores de Lages, já apresentou o pedido para o estabelecimento na Princesa da Serra da Macrorregional de Saúde ao governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva.

A matéria defende que Lages, sendo a oitava economia do estado e a maior cidade da macrorregião que abrange a Serra e o Meio-Oeste, exerceria um papel agregador maior em relação a outros municípios destas regiões então unificadas. Destaca ainda a importância geográfica e política, mas também pelo baixo índice de desenvolvimento humano da região, o que requer de uma presença mais efetiva do estado para aprimorar a vida da população.

A matéria legislativa, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, foi entregue diretamente às mãos do secretário estadual da Saúde, Helton de Souza Zeferino, pelos edis Amarildo Farias (PT), Lucas Neves (Progressistas) e Mauricio Batalha Machado (PPS) no dia 25 de fevereiro.

Arte: Eduarda de Liz (Câmara de Lages)

Everton Gregório - Jornalista
Protocolos desta Publicação:Criado em: 14/03/2019 - 21:37:10 por: Éverton Gregório - Alterado em: 14/03/2019 - 21:37:10 por: Éverton Gregório

Resumo da Sessão 19-03-2019

Na sessão desta terça, os vereadores aprovaram 13 matérias pela Ordem do Dia, sendo seis moções legislativas, quatro requerimentos e três pedidos de informação. Também foram encaminhadas ao Poder Executivo Municipal as indicações entre os números 1.373 a 1.487/2019

Resumo da Sessão 18-03-2019

Os vereadores aprovaram 14 matérias pela Ordem do Dia, sendo seis moções legislativas, quatro pedidos de informação, três requerimentos e um projeto de lei. Também foram encaminhadas ao Poder Executivo Municipal as indicações entre os números 1.227 e 1.372/2019, com várias solicitações para problemas pontuais das comunidades de Lages.