Associação de CTG’s de Lages reivindicam apoio para manutenção das suas atividades

Na quarta-feira, 10, o presidente da Câmara Municipal, Vone Scheuermann (MBD) recebeu a visita de membros da Associação Lageana de Cultura e Arte Tradicionalista (Alcat), entidade composta pelos cinco Centros de Tradição Gaúcha (CTG’s) existentes em Lages. A associação desenvolve diversas atividades culturais no município, especialmente, ligadas a cultura tradicionalista gaúcha.

Na ocasião, os membros Diego Pereira, tesoureiro, Maria Gorete Barbosa Marques, 1ª secretária e Galeno Souza Junior, membro do Conselho, reivindicaram apoio e auxilio do Poder Público para a manutenção dos trabalhos desenvolvidos pela associação. “Representamos o município em diversos eventos. Nos rodeios são cerca de 160 pessoas dançando, cantando, tocando violão e gaita e divulgando a nossa cultura e da região e nós não temos nenhum apoio do município. Levamos o nome da cidade, trabalhamos em prol da nossa cultura e não temos nada de contrapartida e incentivo pelo Poder Público”, argumentou Diego.

Ao saber das demandas, o presidente do Legislativo disse que irá intermediar uma reunião com o prefeito municipal para buscar meios que atendam as necessidades apontadas e colocou a Câmara Municipal à disposição da associação. “Vamos buscar alternativas para que se fortaleça cada vez mais o movimento tradicionalista na cidade”, disse Vone.

A Alcat possui cerca de 500 filiados em cada CTG e presta atendimento gratuito para 100 crianças, desenvolvendo atividades de dança, música, canto, artesanato, arte campeira, entre outras. Compõem a associação os CtG’s: Anita Garibaldi; Barbicacho Colorado;Planalto Lageano;Conjunto de Arte Folclórica Garrão de Potro e Tauras da Serra (como membro filiado).

Foto: Aline Borba (Câmara de Lages)

Protocolos desta Publicação:Criado em: 10/04/2019 - 18:38:05 por: Deise Ribeiro - Alterado em: 10/04/2019 - 18:41:32 por: Deise Ribeiro

Hoje tem seminário sobre Gestão Eficiente na Câmara

A Câmara de Vereadores apoia o evento, que tem como objetivo debater a aplicação eficiente dos impostos pagos pela população. O seminário é aberto a população em geral e acontece a partir das 19h, no Plenário Nereu Ramos do Poder Legislativo.

Resumo da sessão 21-05-2019

Durante a reunião foram aprovadas um total de 14 matérias. Também foram deferidas as indicações à Prefeitura, do número 3833 a 3926/2019.

Araucária: fonte de renda, emprego e desenvolvimento social sem abdicar da sustentabilidade

Proposta pelo presidente do Poder Legislativo Lageano, vereador Vone Scheuermann (MDB), a audiência teve uma mesa de trabalhos seleta. Também foi abrilhantada com a participação expressiva do público presente, onde mais de duas dezenas de produtores rurais, políticos, professores, estudantes e líderes da sociedade civil organizada de Lages, Capão Alto, Correio Pinto, Painel, São José do Cerrito, entre outros, expuseram suas experiências e opiniões sobre a questão.

Médicos asseguram: CPI do Pronto Atendimento já deu resultados

A Comissão obteve declarações positivas dos depoentes, como na fala dos médicos e da diretora do HTR, que deixaram claro que a CPI já auxiliou para que houvesse um serviço mais ágil de atendimento, bem como a reabertura do 5º andar garantiu maior rapidez nos internamentos dos pacientes, além do advento da internação via clínico/médico, que também agilizou a saída do paciente do Pronto Atendimento para o Tereza Ramos.

Resumo da Sessão 14-05-2019

Na sessão desta terça-feira (14), os vereadores de Lages aprovaram 13 matérias pela Ordem do Dia: foram cinco pedidos de informação, três moções legislativas, três projetos de decreto legislativo e dois requerimentos. Também foram deferidas indicações ao Executivo entre os números de 3.598 a 3.715/2019. Saiba mais: