Maio Amarelo: movimento de conscientização do trânsito é aberto oficialmente em Lages

O Maio Amarelo é um movimento criado em 2011, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para chamar a atenção da sociedade ao alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Para reforçar a proposta a Câmara de Vereadores de Lages realizou na sexta-feira, 3, um evento que declarou oficialmente aberta a campanha em Lages. Entidades parceiras, convidados, vereadores e comunidade em geral acompanharam a abertura do “Maio Amarelo”, que nesta edição traz como tema central do movimento “No Trânsito, o Sentido é a Vida”.

A iniciativa da cerimônia foi da vereadora Aida Hoffer (PSD), que teve aprovado por unanimidade pelos demais edis o requerimento 065/2019. “Esta Casa Legislativa sente-se muito honrada em mais uma vez estar abrindo uma campanha tão importante como esta. A Câmara sempre procura tomar frente às campanhas que tratam do cuidado com a vida. [...] Como forma de conscientizar, nós entendemos que a educação tem um grande papel nessa trajetória, pois acreditamos que ela é o instrumento mais capaz de formar cidadãos mais conscientes, defensivos e preparados para enfrentar a vida e o trânsito”, ressaltou a proponente do evento.

O gerente do Sest/Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Renato Macedo, dedicou a abertura do Maio Amarelo 2019, bem como todas as atividades programadas para o mês de maio, a Gilberto Antunes Pereira, que era motorista da viação Catarinense e faleceu em um acidente de trânsito no dia 27 de abril, em Ibirama, quando retornava para Lages. “[...] Em um acidente de trânsito só há dor: a dor física, dor pela perda, dor pela culpa, dor pelo medo. E é para prevenir essas dores que a Diretran, Sest/Senat e 34 parceiros estão realizando o movimento do Maio Amarelo em Lages”, destacou Macedo.

A campanha deste ano pretende atingir mais de 20 mil pessoas com ações de conscientização e educação do trânsito. Para isso, estará realizando durante o mês de maio palestras nas escolas para educar o motorista do futuro; blitze e palestras para conscientizar o motorista atual; ações de orientação e conscientização aos pedestres. “O principal objetivo é manter a vida e prevenir a dor”, reforçou do gerente do Sest/Senat.

Também fizeram parte da mesa de autoridades o inspetor-chefe da 5ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, João Paulo Hass; o comandante da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, capitão Álvaro Josué Moraes Paes; o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Alfredo Nogueira dos Santos; o capitão do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, Tadeu Luiz Afonso; a delegada regional de Polícia Civil, Luciana Rodermel; o gerente do Diretran, subtenente Jairo Ross; e o representante do Sindicato das Empresas de Transportes e Transportadores de Cargas do Planalto Serrano (Setplan), Genir Stormosisk.

Fotos: Aline Borba (Câmara de Lages)

Protocolos desta Publicação:Criado em: 03/05/2019 - 21:17:28 por: Deise Ribeiro - Alterado em: 06/05/2019 - 16:51:17 por: Deise Ribeiro

Resumo da Sessão: 18-06-2019

Na 38ª reunião deliberativa da Câmara de Lages em 2019, realizada nesta terça-feira (18), os vereadores aprovaram dez matérias na Ordem do Dia: dois projetos de lei, dois pedidos de informação e seis moções legislativas. Também encaminharam quase uma centena de indicações com diversos pedidos à Prefeitura para ruas e bairros de Lages.

Resumo da Sessão 17-06-2019

Na sessão desta segunda (17), os vereadores de Lages aprovaram 15 matérias na Ordem do Dia, sendo um veto da Prefeitura, um projeto de lei, cinco pedidos de informação, cinco moções legislativas e três requerimentos. Também foram deliberadas quase uma centena de indicações ao Executivo Municipal, com diversos pedidos de melhorias para ruas e bairros de Lages.

Câmara homenageia os 70 anos do Internacional de Lages

Além de reforçar o amor ao time do coração dos quase 160 mil lageanos, entre tantos outros milhares espalhados mundo afora, a solenidade prestou homenagens às pessoas que deram ao Internacional à grandeza que possui. Mais de 60 pessoas foram homenageadas – entre ex-atletas, dirigentes, patronos e entusiastas do time.

Junho Vermelho visa incentivar a doação de sangue

Em Lages, o órgão responsável em captar as doações voluntárias é o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), que fica localizado na rua Felipe Schmidt, 33, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30, sendo aberto também no segundo sábado de cada mês, das 8h às 12h.

Resumo da sessão: 11-06-2019

Na 36ª reunião deliberativa da Câmara de Lages em 2019, os vereadores apreciaram e aprovaram dois projetos de lei, nove moções legislativas e três requerimentos. Também encaminharam as indicações entre os números 4.414 a 4.476/219, com solicitações de melhorias para a cidade.

CPI ouve novos depoimentos nesta quarta-feira

A CPI faz nova sessão pública de oitivas nesta quarta-feira (12), a partir das 9h15, no Plenário Nereu Ramos, sede do Legislativo Lageano. Serão ouvidos funcionários do setor de Almoxarifado e da Farmácia do P.A, além de enfermeiras do Hospital Tereza Ramos.

Resumo da sessão: 10-06-2019

Durante a reunião foram votadas e aprovadas nove matérias, sendo dois projetos de lei, três pedidos de informação, uma moção legislativa e três requerimentos. Também foram deferidas as indicações entre os números 4.334 a 4.413/2019.

Ações integradas para promover o bem-estar animal em Lages

Na quarta reunião da Frente Parlamentar de Políticas Públicas e Defesa dos Animais foi sugestionado que as secretarias municipais de Meio Ambiente e Saúde trabalhem de forma integrada no que diz respeito às ações de proteção, defesa e bem-estar dos animais no município.