Uma regulamentação mais eficiente para a proteção animal é a primeira meta da frente parlamentar de defesa dos animais

A Frente Parlamentar de Políticas Públicas e Defesa dos Animais realizou sua primeira reunião com entidades que militam na causa e instituições ligadas à área no intuito de aprimorar a situação da causa animal no município de Lages. O encontro aconteceu na noite de terça-feira (7), na sala de reuniões da Câmara de Vereadores.

Organizada pelo presidente deste Frente Parlamentar, vereador Gerson Omar dos Santos (PSD), a reunião teve a presença dos edis Bruno Hartmann (PSDB), Jair Junior (PSD), Jean Pierre Ezequiel (PSD) e Lucas Neves (Progressistas); de Araceli Hammann e Regina Oliveira, representando a direção de Proteção Animal e a Vigilância, ligadas às secretarias do Meio Ambiente e da Saúde; do professor do CAV, Joandes Fonteque, coordenador do projeto Amigo do Carroceiro; e dos protetores Adriana, Ricardo, Rubia, Valéria e Zenilda.

De início, foi apresentado um panorama da atuação do Poder Executivo no cuidado com os animais errantes e em relação aos maus-tratos dos proprietários. Também foi evidenciado o trabalho do CAV junto aos pequenos e grandes animais e a atuação dos protetores, especialmente sobre suas maiores dificuldades neste processo, o que pode ser melhorado e a resolução de temas quanto ao tema.

“Inicialmente, nosso trabalho vai focar em produzir alterações na regulamentação, através desse contato com quem milita na área e em parceria com a Procuradoria do Município, para que seja aprimorada a lei, com as alterações necessárias para que ela possa ser fiscalizada, os maus donos sejam multados, e que haja a contratação de um veterinário para fazer esta fiscalização, sendo estas algumas das definições que extraímos”, comentou o vereador Gerson.

Após o primeiro passo de se aprimorar a lei existente para que seja mais eficiente, a Comissão deve passar para outras metas como campanhas educativas, de chipagens e castrações animais junto ao CAV e empresas. Uma nova reunião sobre o tema deve acontecer na próxima quarta-feira (15).

Texto e fotos:

Everton Gregório - Jornalista
camaralages@camaralages.sc.gov.br
Protocolos desta Publicação:Criado em: 10/05/2019 - 19:14:36 por: Éverton Gregório - Alterado em: 10/05/2019 - 19:14:36 por: Éverton Gregório

Resumo da Sessão: 18-06-2019

Na 38ª reunião deliberativa da Câmara de Lages em 2019, realizada nesta terça-feira (18), os vereadores aprovaram dez matérias na Ordem do Dia: dois projetos de lei, dois pedidos de informação e seis moções legislativas. Também encaminharam quase uma centena de indicações com diversos pedidos à Prefeitura para ruas e bairros de Lages.

Resumo da Sessão 17-06-2019

Na sessão desta segunda (17), os vereadores de Lages aprovaram 15 matérias na Ordem do Dia, sendo um veto da Prefeitura, um projeto de lei, cinco pedidos de informação, cinco moções legislativas e três requerimentos. Também foram deliberadas quase uma centena de indicações ao Executivo Municipal, com diversos pedidos de melhorias para ruas e bairros de Lages.

Câmara homenageia os 70 anos do Internacional de Lages

Além de reforçar o amor ao time do coração dos quase 160 mil lageanos, entre tantos outros milhares espalhados mundo afora, a solenidade prestou homenagens às pessoas que deram ao Internacional à grandeza que possui. Mais de 60 pessoas foram homenageadas – entre ex-atletas, dirigentes, patronos e entusiastas do time.

Junho Vermelho visa incentivar a doação de sangue

Em Lages, o órgão responsável em captar as doações voluntárias é o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), que fica localizado na rua Felipe Schmidt, 33, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30, sendo aberto também no segundo sábado de cada mês, das 8h às 12h.

Resumo da sessão: 11-06-2019

Na 36ª reunião deliberativa da Câmara de Lages em 2019, os vereadores apreciaram e aprovaram dois projetos de lei, nove moções legislativas e três requerimentos. Também encaminharam as indicações entre os números 4.414 a 4.476/219, com solicitações de melhorias para a cidade.

CPI ouve novos depoimentos nesta quarta-feira

A CPI faz nova sessão pública de oitivas nesta quarta-feira (12), a partir das 9h15, no Plenário Nereu Ramos, sede do Legislativo Lageano. Serão ouvidos funcionários do setor de Almoxarifado e da Farmácia do P.A, além de enfermeiras do Hospital Tereza Ramos.

Resumo da sessão: 10-06-2019

Durante a reunião foram votadas e aprovadas nove matérias, sendo dois projetos de lei, três pedidos de informação, uma moção legislativa e três requerimentos. Também foram deferidas as indicações entre os números 4.334 a 4.413/2019.

Ações integradas para promover o bem-estar animal em Lages

Na quarta reunião da Frente Parlamentar de Políticas Públicas e Defesa dos Animais foi sugestionado que as secretarias municipais de Meio Ambiente e Saúde trabalhem de forma integrada no que diz respeito às ações de proteção, defesa e bem-estar dos animais no município.