Câmara de Lages promove audiência para debater sobre o manejo da araucária

A árvore Araucária é símbolo de vários municípios, especialmente no sul do Brasil. Além da sua beleza evidenciada nos campos, a araucária tem grande potencial econômico. Dela vem o pinhão, semente extraída da planta, e uma fonte de renda para muitas famílias. A sua madeira é considerada uma matéria-prima de boa qualidade, sendo, inclusive, uma das árvores mais importantes na economia madeireira brasileira até meados da década de 1970.

Para debater sobre a possibilidade de um aperfeiçoamento da legislação que permita o cultivo e o manejo sustentável da espécie Araucária Augustifolia em todo o país, a Câmara de Vereadores de Lages promove no dia 17 de maio uma audiência pública, com início às 19h, no Teatro Municipal Marajoara. O evento é aberto ao público, que terá espaço para se manifestar na sessão mediante prévia inscrição. A iniciativa atende ao requerimento 085/2019, do presidente do Legislativo Municipal, Vone Scheuermann (MDB).

A intenção é reunir representantes da sociedade civil organizada, autoridades políticas, empresários, professores e técnicos da área para debater o assunto. O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto (MDB), o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Edson Tadeu Iede, a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) e deputado estadual Nilso Berlanda (PR) já confiram suas presenças. Além disso, os órgãos: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Meio Ambiente, Ibama enviarão representantes. Também foram convidadas diversas autoridades das Câmaras e Prefeituras dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 13/05/2019 - 16:54:26 por: Deise Ribeiro - Alterado em: 13/05/2019 - 16:56:45 por: Deise Ribeiro

Resumo da Sessão: 18-06-2019

Na 38ª reunião deliberativa da Câmara de Lages em 2019, realizada nesta terça-feira (18), os vereadores aprovaram dez matérias na Ordem do Dia: dois projetos de lei, dois pedidos de informação e seis moções legislativas. Também encaminharam quase uma centena de indicações com diversos pedidos à Prefeitura para ruas e bairros de Lages.

Resumo da Sessão 17-06-2019

Na sessão desta segunda (17), os vereadores de Lages aprovaram 15 matérias na Ordem do Dia, sendo um veto da Prefeitura, um projeto de lei, cinco pedidos de informação, cinco moções legislativas e três requerimentos. Também foram deliberadas quase uma centena de indicações ao Executivo Municipal, com diversos pedidos de melhorias para ruas e bairros de Lages.

Câmara homenageia os 70 anos do Internacional de Lages

Além de reforçar o amor ao time do coração dos quase 160 mil lageanos, entre tantos outros milhares espalhados mundo afora, a solenidade prestou homenagens às pessoas que deram ao Internacional à grandeza que possui. Mais de 60 pessoas foram homenageadas – entre ex-atletas, dirigentes, patronos e entusiastas do time.

Junho Vermelho visa incentivar a doação de sangue

Em Lages, o órgão responsável em captar as doações voluntárias é o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), que fica localizado na rua Felipe Schmidt, 33, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30, sendo aberto também no segundo sábado de cada mês, das 8h às 12h.

Resumo da sessão: 11-06-2019

Na 36ª reunião deliberativa da Câmara de Lages em 2019, os vereadores apreciaram e aprovaram dois projetos de lei, nove moções legislativas e três requerimentos. Também encaminharam as indicações entre os números 4.414 a 4.476/219, com solicitações de melhorias para a cidade.

CPI ouve novos depoimentos nesta quarta-feira

A CPI faz nova sessão pública de oitivas nesta quarta-feira (12), a partir das 9h15, no Plenário Nereu Ramos, sede do Legislativo Lageano. Serão ouvidos funcionários do setor de Almoxarifado e da Farmácia do P.A, além de enfermeiras do Hospital Tereza Ramos.

Resumo da sessão: 10-06-2019

Durante a reunião foram votadas e aprovadas nove matérias, sendo dois projetos de lei, três pedidos de informação, uma moção legislativa e três requerimentos. Também foram deferidas as indicações entre os números 4.334 a 4.413/2019.

Ações integradas para promover o bem-estar animal em Lages

Na quarta reunião da Frente Parlamentar de Políticas Públicas e Defesa dos Animais foi sugestionado que as secretarias municipais de Meio Ambiente e Saúde trabalhem de forma integrada no que diz respeito às ações de proteção, defesa e bem-estar dos animais no município.