Evento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina acontece amanhã na Câmara

Nesta quinta-feira, 23, às 19h, a Câmara de Lages será sede do evento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU-SC) que apresentará seu Plano Estratégico de Implementação de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (PEI-ATHIS).

O seminário faz parte do calendário do CAU/SC com o objetivo de fomentar a realização da Assistência Técnica no estado, fortalecendo o senso de responsabilidade social entre os arquitetos e urbanistas ao colocar em prática o direito à moradia digna do maior número de pessoas. O princípio fundamental dos programas de assistência técnica é a universalização do acesso aos serviços de Arquitetura e Urbanismo. Durante o mês de maio, o assunto também foi discutido nas cidades de Rio do Sul e Caçador.

A lei promulgada em 2008 tem o intuito de promover serviço para quem precisa e não pode contratar, custear serviço técnico fora do valor de construção e tornar a arquitetura promotora de qualidade de vida, entre outros objetivos.

Entenda a ATHIS

A lei 11.888/2008, de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), é um direito fundamental do cidadão, assim como saúde e educação. A ATHIS é uma ferramenta de política pública para a promoção da justiça e inclusão social nas cidades.Em 2017, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) definiu que todos os conselhos dos estados destinassem 2% de seu orçamento para apoiar ações de Assistência Técnica em Habitações de Interesse Social (ATHIS).

Em atenção às diretrizes do CAU/BR, o CAU/SC institui, ainda em 2017, a Comissão Especial de Assistência Técnica (CTEC), composta por um grupo de arquitetos e urbanistas, para coordenar ações do desenvolvimento da política de assistência técnica pública e gratuita, conforme prevê a lei 11.888/2008.A comissão promoveu, conjuntamente com o escritório AH! Arquitetura Humana, um Plano Estratégico de Implementação de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (PEI-ATHIS) para ser aplicado no estado de Santa Catarina.

Em 2018, a CTEC assume caráter permanente e passa a ser denominada de Comissão Especial de ATHIS (CATHIS).Finalizado em abril de 2018, o plano é composto de quatro volumes: Diagnóstico, Plano Estratégico de Implementação, caderno de Propostas Normativas e uma cartilha resumo. O PEI – ATHIS está sendo divulgado em várias cidades catarinenses e em outras oportunidades nacionais, disseminando e fomentando a prática de ATHIS para o poder público, comunidade e profissionais interessados. Cada apresentação tem se desenrolado em discussões diferentes e enriquecedoras, de acordo com as especificidades locais e com a composição do público interessado.

Informações divulgação: CAU-SC

Protocolos desta Publicação:Criado em: 22/05/2019 - 16:34:53 por: Deise Ribeiro - Alterado em: 22/05/2019 - 16:40:12 por: Deise Ribeiro

Resumo da Sessão: 18-06-2019

Na 38ª reunião deliberativa da Câmara de Lages em 2019, realizada nesta terça-feira (18), os vereadores aprovaram dez matérias na Ordem do Dia: dois projetos de lei, dois pedidos de informação e seis moções legislativas. Também encaminharam quase uma centena de indicações com diversos pedidos à Prefeitura para ruas e bairros de Lages.

Resumo da Sessão 17-06-2019

Na sessão desta segunda (17), os vereadores de Lages aprovaram 15 matérias na Ordem do Dia, sendo um veto da Prefeitura, um projeto de lei, cinco pedidos de informação, cinco moções legislativas e três requerimentos. Também foram deliberadas quase uma centena de indicações ao Executivo Municipal, com diversos pedidos de melhorias para ruas e bairros de Lages.

Câmara homenageia os 70 anos do Internacional de Lages

Além de reforçar o amor ao time do coração dos quase 160 mil lageanos, entre tantos outros milhares espalhados mundo afora, a solenidade prestou homenagens às pessoas que deram ao Internacional à grandeza que possui. Mais de 60 pessoas foram homenageadas – entre ex-atletas, dirigentes, patronos e entusiastas do time.

Junho Vermelho visa incentivar a doação de sangue

Em Lages, o órgão responsável em captar as doações voluntárias é o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), que fica localizado na rua Felipe Schmidt, 33, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30, sendo aberto também no segundo sábado de cada mês, das 8h às 12h.

Resumo da sessão: 11-06-2019

Na 36ª reunião deliberativa da Câmara de Lages em 2019, os vereadores apreciaram e aprovaram dois projetos de lei, nove moções legislativas e três requerimentos. Também encaminharam as indicações entre os números 4.414 a 4.476/219, com solicitações de melhorias para a cidade.

CPI ouve novos depoimentos nesta quarta-feira

A CPI faz nova sessão pública de oitivas nesta quarta-feira (12), a partir das 9h15, no Plenário Nereu Ramos, sede do Legislativo Lageano. Serão ouvidos funcionários do setor de Almoxarifado e da Farmácia do P.A, além de enfermeiras do Hospital Tereza Ramos.

Resumo da sessão: 10-06-2019

Durante a reunião foram votadas e aprovadas nove matérias, sendo dois projetos de lei, três pedidos de informação, uma moção legislativa e três requerimentos. Também foram deferidas as indicações entre os números 4.334 a 4.413/2019.

Ações integradas para promover o bem-estar animal em Lages

Na quarta reunião da Frente Parlamentar de Políticas Públicas e Defesa dos Animais foi sugestionado que as secretarias municipais de Meio Ambiente e Saúde trabalhem de forma integrada no que diz respeito às ações de proteção, defesa e bem-estar dos animais no município.