Mais de 24 mil pessoas alcançadas pelas ações do Maio Amarelo em Lages

No dia 6 de junho aconteceu na Câmara de Vereadores uma sessão especial para apresentar a devolutiva das ações desenvolvidas durante o Maio Amarelo, mês dedicado a chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Em Lages, o movimento é coordenado pelo poder público municipal, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), sociedade civil organizada e outras entidades parceiras. O mote escolhido este ano foi “No Trânsito, o Sentido é a Vida”.

Gerente do Sest-Senat, Renato Macedo informou que ao longo do mês foram realizadas diversas atividades, as quais trabalharam cinco pilares: educação do motorista do futuro; educação do motorista atual; conscientização do motorista atual; conscientização do pedestre; e saúde do motorista.

“Nosso objetivo inicial foi superado e ao todo conseguimos alcançar 24.714 pessoas. Para cada uma destas pessoas procuramos passar a importância da prevenção no trânsito e, em cada abordagem, buscamos homenagear a memória de Gilberto Antunes Pereira, motorista da Catarinense que morreu em um trágico acidente em abril deste ano”, destacou.

Durante a reunião foi assinado um termo de compromisso entre a Polícia Rodoviária Federal e a Secretaria Municipal de Educação para o “Projeto Educar PRF”, uma importante ferramenta com a missão de educar motorista do futuro. “Neste primeiro ano vamos envolver quatro escolas municipais e trabalhar as boas ações e práticas no trânsito. O objetivo é que no futuro tenhamos um trânsito mais humano, mais seguro onde o outro tenha paciência e entenda que o trânsito faz parte da nossa vida”, ressaltou o policial rodoviário Carlos Magno da Cruz.

A reunião foi presidida pelo vereador Amarildo Farias (PT) atendendo ao requerimento 065/2019, de autoria da vereadora Aida Hoffer (PSD). Também fizeram parte da mesa de autoridades a secretária municipal de Educação, Ivana Michaltchuk; e representantes do 6º Batalhão de Polícia Militar; da Polícia Rodoviária Estadual; do 5º Batalhão de Bombeiros Militar; da 8ª Delegacia Regional de Polícia; do Diretran; e do Sindicato de Transporte e Transportadores de Cargas do Planalto Serrano (Setplan). Os edis Gerson Omar dos Santos e Jair Junior (ambos do PSD) também acompanharam os trabalhos.

Parecer pós-atividades do Maio Amarelo

• 7 blitze educativas, que atingiram 1.594 motoristas:  foram realizadas duas abordagens em perímetro urbano, em parceria com a Diretran, e cinco nas rodovias com auxilio da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar Rodoviária;
  • 16 ações em empresas e locais públicos do município, que alcançaram um total de 1.626 pessoas;
  • 12 mil folhetos distribuídos no pedágio de Correia Pinto: a ação foi desenvolvida em parceria com a Autopista Planalto Sul;
  • 167 palestras e 20 pistas educativas nas escolas, que alcançaram 9.494 crianças e adolescentes: as atividades foram realizadas em conjunto pelas polícias Rodoviária Federal, Militar Rodoviária, Diretran e Sest/Senat.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 07/06/2019 - 15:05:09 por: Deise Ribeiro - Alterado em: 10/06/2019 - 17:53:07 por: Deise Ribeiro

Câmara homenageia os 70 anos do Internacional de Lages

Além de reforçar o amor ao time do coração dos quase 160 mil lageanos, entre tantos outros milhares espalhados mundo afora, a solenidade prestou homenagens às pessoas que deram ao Internacional à grandeza que possui. Mais de 60 pessoas foram homenageadas – entre ex-atletas, dirigentes, patronos e entusiastas do time.

Junho Vermelho visa incentivar a doação de sangue

Em Lages, o órgão responsável em captar as doações voluntárias é o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), que fica localizado na rua Felipe Schmidt, 33, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30, sendo aberto também no segundo sábado de cada mês, das 8h às 12h.

Resumo da sessão: 11-06-2019

Na 36ª reunião deliberativa da Câmara de Lages em 2019, os vereadores apreciaram e aprovaram dois projetos de lei, nove moções legislativas e três requerimentos. Também encaminharam as indicações entre os números 4.414 a 4.476/219, com solicitações de melhorias para a cidade.

CPI ouve novos depoimentos nesta quarta-feira

A CPI faz nova sessão pública de oitivas nesta quarta-feira (12), a partir das 9h15, no Plenário Nereu Ramos, sede do Legislativo Lageano. Serão ouvidos funcionários do setor de Almoxarifado e da Farmácia do P.A, além de enfermeiras do Hospital Tereza Ramos.

Resumo da sessão: 10-06-2019

Durante a reunião foram votadas e aprovadas nove matérias, sendo dois projetos de lei, três pedidos de informação, uma moção legislativa e três requerimentos. Também foram deferidas as indicações entre os números 4.334 a 4.413/2019.

Ações integradas para promover o bem-estar animal em Lages

Na quarta reunião da Frente Parlamentar de Políticas Públicas e Defesa dos Animais foi sugestionado que as secretarias municipais de Meio Ambiente e Saúde trabalhem de forma integrada no que diz respeito às ações de proteção, defesa e bem-estar dos animais no município.

Resumo da sessão: 4 de junho de 2019

Na reunião os vereadores aprovaram 19 documentos legislativos com sugestões e propostas do Poder Legislativo às diversas esferas do município e do estado. Também foram deferidas as indicações entre os números 4259 a 4333/2019.