100%

PROJETO DE LEI Nº 0020/2019

  Documento assinado digitalmente

PROJETO DE LEI Nº 0020/2019


Denomina Rua Claudia Marin Mezzalira



A CÂMARA DO MUNICÍPIO DE LAGES, no uso de suas atribuições legais e regimentais;
 
 
D E C R E T A:

Art. 1°. Fica denominada Rua CLAUDIA MARIN MEZZALIRA, aquela localizada no Bairro Jardim Panorâmico, iniciando à Rua João Rath de Oliveira e findando à Rua 3.527, correspondente à Rua ‘M’ do Loteamento Nova Lages  e codificada pelo Município como Rua 2.347.
 
Art. 2º. A placa indicativa conterá os seguintes dizeres:
RUA CLAUDIA MARIN MEZZALIRA
Cidadã Ilustre.
 
Art. 3º.  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Sessões, 02 de abril de 2019.


Mauricio Batalha Machado (Cidadania)
Vereador 





JUSTIFICATIVA
 
Cláudia Marin Mezzalira nasceu em 1928 em Antônio Prado, RS. Era a quarta de treze filhos de Ricardo Marin e Joana Vanzin Marin. Embora com pouca escolaridade, sempre teve uma grande desenvoltura para o comércio. Ainda na adolescência, era a responsável pela casa de Comércio da família, instalada no município de Nova Roma/RS.
Após casar-se com José Mezzalira, no ano de 1949, escolheram Lages como sua terra adotiva. Em Lages, constituíram e criaram sua família composta por seis filhos. Na cidade, retornaram ao Comércio, abrindo o antigo Armazém do Povo, localizado na esquina das ruas Jorge Lacerda e João de Castro, no centro de Lages. O armazém se manteve ativo por mais de 10 anos.
Após este período, optaram pelo encerramento das atividades do Armazém do Povo, tornando-se sócios da extinta Mercantil Achyles Marin S/A, com atuação no comércio atacadista de gêneros alimentícios e produtos veterinários, além de supermercados.
Com os filhos já encaminhados profissionalmente, Dona Cláudia voltou ao comércio, exercendo diferentes funções na rede de supermercados Alvorada. Com a cisão da empresa e já viúva, juntamente com os filhos, estabeleceram os Supermercados e a Casa de Couro Mezzalira.
Profundamente religiosa, além das atividades no comércio e da manutenção das atividades domésticas, participou de diferentes atividades religiosas, como catequese, atividades assistenciais e participação no denominado Grupo da Legião de Maria.
Em toda sua existência, sua casa sempre representou um porto seguro para todos os familiares e amigos. São incontáveis as pessoas que conviveram na casa de Dona Cláudia, seja para buscar novas oportunidades, seja para tratamentos médicos, seja para proporcionar o acesso à escola, ou por outras diferentes razões. Por todas estas qualificações, Dona Cláudia possuía um vasto circulo de amizades, cativando e sendo admirada por todos. Faleceu no dia 17 de dezembro de 2011.
Desta forma, o presente projeto de lei busca estabelecer a nomenclatura de logradouro público com o nome de Cláudia Marin Mezzalira, apontando-se, para tanto, a Rua ‘M’ do Loteamento Nova Lages, codificada pelo Município como Rua 2.347, a qual inicia à Rua João Rath de Oliveira e finda à Rua 3.527, no Bairro Jardim Panorâmico.
A aprovação do presente Projeto de Lei é de grande importância para que se possa homenagear cidadã ilustre que contribuiu ativamente para o desenvolvimento da sociedade Lageana.



Mauricio Batalha Machado (Cidadania)
Vereador 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 01/03/2019 - 17:42:50 por: João Batista Oliveira de Lima - Alterado em: 04/04/2019 - 14:39:47 por: Simone Pereira de Liz