100%

PROJETO DE LEI Nº 0113/2018

  Matéria em Tramitação

PROJETO DE LEI Nº 0113/2018


Denomina Rua João Rath de Oliveira


A CÂMARA DO MUNICÍPIO DE LAGES, no uso de suas atribuições legais e regimentais;

DECRETA:
 
Art. 1°. Fica denominada RUA JOÃO RATH DE OLIVEIRA, aquela localizada no Bairro Jardim Panorâmico, iniciando à Rua 3.523 e findando em meio à quadra, correspondente a Rua ‘L’ do Loteamento Nova Lages e codificada pelo Município como Rua 2.343.
 
Art. 2º. A placa indicativa conterá os seguintes dizeres:
RUA JOÃO RATH DE OLIVEIRA,
Cidadão Ilustre.
 
Art. 3º.  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Sessões, 11 de dezembro de 2018.


Mauricio Batalha Machado (PPS)
Vereador 





JUSTIFICATIVA
 
João Francisco Regis Rath de Oliveira (1924–2016) foi o livreiro mais antigo de Santa Catarina. Por mais 50 anos foi proprietário de “A Sua Livraria”, que se localizou em dois endereços na Rua Nereu Ramos. Com a ajuda de sua esposa, Maria Josefina Rath de Oliveira, promoveu e difundiu a cultura e a educação em Lages.
Filho de uma das primeiras professoras do município, Fausta Rath, teve uma educação literária desde a infância.
Foi aluno da primeira turma do Colégio Diocesano (hoje Colégio Bom Jesus).
Foi um dos fundadores do grupo de escoteiros de Lages.
Foi um dos fundadores do Lages Xadrez Clube.
Foi um dos fundadores da Casa da Cultura – e um de seus principais líderes.
Em “A Sua Livraria” acontecia, diariamente, uma “roda de chimarrão”. Alguns intelectuais, dos mais diversos matizes ideológicos, participavam desses encontros, muitas vezes gerando longas discussões sobre a cultura e a política municipal.
Mas, o principal fator de agrupamento desse grupo não estava no embate das ideias ou no mate. João Rath tinha uma qualidade rara: sabia reunir as pessoas ao seu redor, estimulava as opiniões divergentes, não economizava elogios a quem os merecia e promovia a tolerância com todas as formas de diversidade.
Desta forma, o presente projeto de lei busca estabelecer a nomenclatura de logradouro público com o nome de João Rath de Oliveira, apontando-se, para tanto, a Rua ‘L’ do Loteamento Nova Lages, codificada pelo Município como Rua 2.343, a qual inicia à Rua 3.523 e finda em meio à quadra.
A aprovação do presente Projeto de Lei é de grande importância para que se possa homenagear cidadão ilustre que contribuiu ativamente para o desenvolvimento da sociedade Lageana.



Mauricio Batalha Machado (PPS)
Vereador 
  OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Lages - SC.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 06/12/2018 - 19:18:26 por: João Batista Oliveira de Lima - Alterado em: 20/12/2018 - 13:01:20 por: Adriana Stuani